sábado, 17 de agosto de 2013

PARA ESQUENTAR A ALMA E CURAR O CORPO

Olá!

Dei um sumida porque não tenho feito nenhuma receita de virar os olhos e morrer de amor, mas hoje eu fiz uma simplesmente maravilhosa!

Confesso que quando li a receita fiquei receosa e achei a combinação um tanto duvidosa, mas como sou teimosa, ops, deu rima, rsrsrs...

Encontrei essa maravilha na revista Boa Forma e decidi testar. A combinação dos ingredientes promete purificar o organismo por ser desintoxicante, anti-inflamatória, ou seja, DETOX, para limpar o organismo e diminuir a cintura.

Quer a receita?
Olha ela aí embaixo: 

SOPA DE BATATA-DOCE E LENTILHA

Ingredientes:
• 1 col. (sopa) de azeite extravirgem
• 1 ½ dente de alho amassado (coloquei 3 porque adoro!0
• 1 cebola pequena ralada (coloquei 1/2 porque não aprecio muito)
• 2 xíc. (chá) de batata-doce em cubos
• 1 abobrinha em cubos
• 3 xíc. (chá) de lentilha cozida
• 1 xíc. (chá) de salsa picada
• Sal e cúrcuma a gosto
• Água fervente (aproximadamente 600 ml)
• 1 xíc. (chá) de agrião picado
• 1 col. (chá) de castanha-do-pará picada (não coloquei)

Modo de fazer: Em uma panela funda, aqueça o azeite e refogue o alho, a cebola, a batata-doce e a abobrinha. Adicione água fervente até cobrir os legumes e, assim que eles estiverem al dente, retire do fogo e deixe amornar. Bata no liquidificador e volte para a panela. Coloque a lentilha, a salsa, sal e cúrcuma, deixe aquecer e sirva. Acrescente o agrião e polvilhe com a castanha.


Rende 3 porções de 285 calorias cada. Me acabei com duas porque foi o meu jantar de hoje!!


A partir de hoje toda receita muito, muito boa, boa D+ ganhará o selo de aprovação, rsrsrs...

Sobre alguns ingredientes:

Batata-doce: É um tubérculo de amido resistente e mesmo sendo um carboidrato se comporta como fibra insolúvel, ou seja atrai as moléculas de gordura e açúcar.

Lentilha: As lentilha é um pequeno mas poderoso membro nutricional da família das leguminosas, sendo igualmente uma boa fonte de fibras capazes de baixar o colesterol. Não só ajudam a reduzir o colesterol, como possuem um poder especial de controlar distúrbios de açúcar no sangue devido seu alto teor de fibras, que impede que os níveis de açúcar no sangue aumentem rapidamente após uma refeição.

Abobrinha: uma excelente fonte de fibras e por conter grande quantidaade de água em sua composição, a abobrinha é um alimento de fácil digestão e muito utilizado para regular o funcionamento do intestino. Também é um ótimo alimento para controlar enjoos e tem ação vermífuga.

Cúrcuma: A cúrcuma (Curcuma longa), especiaria de cor amarela brilhante do arco-íris, é um medicamento potente que tem sido muito utilizado na Índia e nos sistemas de medicina chinesa como um agente anti-inflamatório para tratar uma variedade de condições, incluindo flatulência, icterícia, dificuldades menstruais, urina com sangue, hemorragia, dor de dente, contusões, dores no peito e cólicas.

Salsinha:  É um alimento que pode ajudar a neutralizar determinados tipos de substâncias cancerígenas (como os benzopirenos que fazem parte da fumaça de cigarro e do fumo dos grelhadores a carvão). A salsa é uma excelente fonte de dois nutrientes vitais que são igualmente importantes para a prevenção de muitas doenças: a vitamina C (antioxidante) e vitamina A (antioxidante).  Possui ainda, acido fólico, nutriente essencial para a divisão celular adequada e, portanto, de vital importância para a prevenção do câncer, em duas áreas do corpo que contêm células de divisão rápida, o cólon, e, nas mulheres, o colo do útero.

Agrião: As vitaminas A e C encontradas em grande quantidade nesta hortaliça, possuem função expectorante e descongestionante. Elas também reforçam o sistema de defesa e, por isso, protegem o organismo contra infecções e outras doenças.
Viu só quanta coisa boa?!

Por hoje é só.
Beijão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário