domingo, 18 de agosto de 2013

DOMINGO DETOX

Olá!


E continuamos com a saga das sopas detox. Estou entusiasmada com a possibilidade de desinflamar, purificar o meu organismo e mandar embora todo o "mal" que não me pertence.

Ela é saborosa e tem uma pegada italiana. É muito cremosa, consistente e com certeza ficaria muito mais gostosa se eu não tivesse esquecido de colocar as ervilhas verdes que eu havia reservado. Bati dois pratos no almoço de hoje e reservei outro para o jantar. Vamos lá?!

SOPA DE INHAME, LEGUMES E ERVILHAS


Rende: 3 porções 
Calorias por porção: 265
Ingredientes:

• 1 cebola pequena ralada
• 1 ½ dente de alho amassado
• 2 tomates sem pele em cubos
• 2 inhames médios em cubos
• 2 cenouras médias em cubos
• 1 xíc. (chá) de abobrinha em cubos
• 2 col. (sopa) de manjericão fresco
• Água fervente
• 2 xíc. (chá) de ervilha fresca (pode ser congelada)
• 2 xíc. (chá) de rúcula picada
• Pimenta rosa, linhaça triturada e gergelim branco a gosto (não coloquei o gergelim)


Modo de fazer:

Adicione água fervente até cobrir os legumes e, assim que eles estiverem al dente, retire do fogo e espere amornar. Bata no liquidificador e reserve. Na mesma panela, refogue a ervilha com o restante do azeite e junte os legumes batidos. Acrescente sal e deixe ferver por 2 minutos. Sirva com a rúcula e polvilhe com pimenta, linhaça e gergelim.


• 1 colher (sopa) de azeite 
Em uma panela funda, aqueça metade do azeite e refogue a cebola e o alho. Acrescente o tomate, o inhame, a cenoura, a abobrinha e o manjericão e refogue por mais alguns minutos. 

PROPRIEDADES MEDICINAIS DOS INGREDIENTES PRINCIPAIS

Inhame: é uma boa fonte de vitamina B6. a ingestão frequente de vitamina B6 reduz o risco de doença cardíaca. O Inhame é uma boa fonte de potássio, um mineral que ajuda a controlar a pressão arterial. Seus usos tradicionais incluem o tratamento de cólicas, espasmos musculares e asma. As suas propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias o tornam útil para tratar cãibras. É uma alternativa natural para reposição hormonal em mulheres que tenham atingido a idade da menopausa, regula o açúcar no sangue e ajuda no controle do peso.

Tomate: O licopeno encontrado no tomate tem sido extensivamente estudado pelas suas propriedades antioxidantes e na prevenção do câncer. A função antioxidante do licopeno tem a capacidade para ajudar a proteger as células e outras estruturas do corpo dos danos do oxigênio.

Rúcula: A rúcula contém vitamina C, sais minerais, óleo essencial sulfurado e nitrogenado. Tem várias propriedades medicinais: depura o sangue, melhora a gengivite, as funções orgânicas, cuida da bronquite, tosse ou qualquer outra infecção pulmonar. Como contém muita vitamina C, combate o escorbuto e é diurética. 

Ervilha: fornece nutrientes que são importantes para a manutenção da saúde óssea. São uma boa fonte da vitamina K.  As ervilhas também servem como uma boa fonte de ácido fólico e uma boa fonte de vitamina B6. Isso significa ossos fortes, coração saudável, muita energia e bem estar por ser uma importante fonte de ferro. 

ATENÇÃO: Amanhã na segunda sem carne tem a receita especial da Janete Gasparetti. Não percam!!

Beijão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário