segunda-feira, 29 de julho de 2013

QUASE DESISTI...

Olá!


Quando me propus a começar este Blog, prometi a mim mesma que seria honesta por mais erros que viesse a cometer. Para ser sincera quase deletei a minha "cozinha vegetariana" após ter jacado na sexta-feira. 

Sim, eu jaquei e jaquei feio, após dez dias sem colocar qualquer tipo de proteína animal em minha boca. De que jeito? Indo à uma churrascaria com meu marido e filho.

Sei que muitos devem estar pensando: - Mas porque essa doida foi à churrascaria se quer parar de comer carne?

- A resposta é simples, quem quer parar de comer carne sou eu e não a minha família. Quem bota a carne goela abaixo sou eu, usando as minhas mãos e ninguém mais. Aliás, em momento algum eles interferiram na minha escolha, porém, se eu quiser a companhia deles tenho que ser + forte do que qualquer pedaço de picanha, maminha e afins. 

Se quero que o apoio deles e quiçá, a companhia num mundo verde é preciso conquistá-los, fazê-los querer essa vida e não o contrário. Abandoná-los em seus passeios gastronômicos, seria viver na solidão e eu quero exatamente o oposto, ou seja, trazê-los para o meu lado.

Comi, morri de remorso e até chorei de raiva. Pensei em apagar os meus registros até que uma grande amiga e companheira de todas as horas me contou que iniciaria no dia de hoje a SEGUNDA SEM CARNE.

Refleti e resolvi me dar algumas chances. Sei que o caminho é árduo e enfrentarei muitos obstáculos em prol do vegetarianismo, porém, vou lutar e tentar superar cada montanha e morrinho que quiserem dificultar o meu caminho porque a vitória só chega para quem enfrenta os desafios.

E tem mais, só o fato de ter despertado algumas pessoas para a campanha mundial da SEGUNDA SEM CARNE, já me deixa contente e acho que mereço um ponto.

E como não poderia deixar de ser, segue abaixo a receitinha do dia:

ZUCCHINI RECEHADO COM PTS, RICOTA E ALCAPARRAS

Ingredientes: 
  • 1 1/2 copo de PTS (proteína texturizada de soja), hidratada em água fervente com o suco de 1 limão, escorrida, temperada e refogada a gosto, porém sequinha/sem molho.Reserve.
  • 300 gramas de ricota amassada e temperada com alho, azeite, pimenta do reino, sal e alcaparras. Reserve.
  • Abobrinhas (zucchini) cortadas no sentido do comprimento sem a polpa, temperada com Fondor e azeite.
  • farinha de rosca tipo Panco (pão torrado e ralado em ralo groso) misturado com queijo tipo parmesão ou peccorino.
Preparo: Misture a PTS e a ricota. Recheie as abobrinha e coloque-as em um refratário. Cubra o refratário com papel alumínio e leve ao forno em 180/200º por aproximadamente 30 minutos ou até que elas fiquem macias. Retire do forno e salpique com a mistura de Panco e parmesão. retorne ao forno até gratinar.

Eu fiz um molho de tomate a parte para o marido e filho colocarem sobre a abobrinha/zucchini. Acompanhado de arroz integral e salada de rúcula, agrião e tomates grape.

Olha a lindeza aí gente:

sem o panco e o parmesão
com o panco e o parmesão
Fala se não dá para ficar ao menos um dia sem carne?!
Amanhã eu passo para postar a foto e a receita deliciosa que a minha amiga Janete Gaspareti fez para a sua primeira SEGUNDA SEM CARNE.
Por hoje é só.
Beijão.

Um comentário:

  1. não se cobre tanto, vai com calma, basta não perder o foco principal..... vez ou outra será normal vc deslizar, mas isso não deve ser motivo pra você desanimar...
    em frente e sempre....

    bjks

    ResponderExcluir