quinta-feira, 18 de julho de 2013

O PORQUE DO BLOG

Olá!

Iniciar este Blog é um grande desafio. 

Já fui vegetariana por longos e maravilhosos anos e iniciei a minha jornada verde após assistir ao abate de um porco e, por compaixão à sua dor fui eliminando toda e qualquer criatura que tivesse sangue correndo em suas veias, do meu prato. Voltei num daqueles churrascos pré-formatura da Universidade e por pura sem-vergonhice na cara, sucumbi ao falso prazer que uma suculenta picanha me causou.

Há tempos venho pensando em voltar aos vegetais e só não o fiz antes por puro comodismo, por ter que cozinhar para uma família carnívora que faz sinal da cruz com os dedos cada vez que eu levanto a possibilidade de uma vida verde e também, pelo tempo que dispensaria no preparo de outros pratos verdes além das saladas.

Aos poucos, consegui extrair toda e qualquer proteína animal do cardápio nas segundas-feiras em prol da campanha mundial da Segunda sem Carne, e assim, novos sabores foram introduzidos comilança familiar com resultados positivos.

Mas o desafio pessoal surgiu após uma postagem no Facebook. Esta aqui, ó:

Pediram-me que postasse em favor dos animais?
Quais animais? Gato e cachorro?
Não, não posto, pois, a mesma dor que que esses animais sentem, a vaca, o porco e o peixe também sentem.
Adoro todos os animais e por isso luto diariamente para voltar à minha condição de vegetariana. Não posso comprar uma luta, se todo os dias eu abasteço o meu freezer com carne de algum animal. A mesma dor que eu vejo estampada nos olhos dos cães abandonados eu também já vi no olhar de um porco no abate.
E é por isso que eu só pratico aquilo que faço e só levantarei a bandeira em defesa dos animais quando deixar de ser carnívora.
Porque a minha fala corresponderá ao meus atos. E meu posicionamento será a minha verdade, reflexo do meu agir e da minha postura diante da vida.

E desde ontem dei a largada em Um Ano Sem Carne. Por quê?

Porque se eu conseguir ficar 364 dias sem carne, ficarei pela vida inteira.

Por compaixão aos animais, nossos irmãos irracionais (será?).

Por um mundo melhor.

Por uma vida mais saudável.

E por uma infinidade de razões que só quem compartilha das minhas ideias entenderá.

Então vamos lá...

1º Dia - ONTEM - Comi acompanhado de arroz e salada verde. Marido e filho gostaram, mas atacaram tulipas de frango assadas. 

Salada Genovesa = Batatas cozidas e picadas em cubo + ovos cozidos duros + pesto genovês (manjericão, azeite, pinholes e parmesão batidos no liquidificador). 

2.º Dia - Quinta-feira - com salada verde para mim 

Panquecas de ricota com espinafre = 11/2 copo de leite, 3 ovos, 1 xícara de farinha de trigo, 1 colher de azeite. Liquidificar e deixar descansando fora da geladeira por aproximadamente 1 hora. Após esse tempo, esquentar e untar uma frigideira e despejar uma concha pequena de massa. Rende 10 panquecas pequenas.

Recheio: uma ricota de aproximadamente 600 gramas amassada e temperada com sal, pimenta do reino, uma porção equivalente a uma mão bem cheia de castanhas picadas (do Pará e nozes) e um maço de espinafre previamente refogado e espremido para retirar o excesso de água.
Levar para gratinar com o molho de sua preferência polvilhado com queijo parmesão pecorino ralado.
 

Acho desnecessário falar que o resto da família atacou ou atacará a carne, então, neste espaço ressaltarei apenas as receitas e prazeres vegetarianos, ok?!

Feliz porque só por hoje eu consegui!
Beijão.


Um comentário: